CMPC será a primeira empresa no Brasil a operar caminhão com sistema de tração elétrica 


Companhia recebeu o veículo na última quarta-feira (26/7) e utilizará para transporte de madeira

A CMPC segue o seu processo de modernização e adequação de processos para tornar-se cada vez mais sustentável. Para isso, iniciará uma trajetória inovadora no Brasil ao realizar, de forma pioneira no país, viagens em caminhão com sistema de tração auxiliar elétrico. O Hybrid R, semirreboque da Randon equipado com a tecnologia e-Sys, da Suspensys – ambas empresas da Randoncorp –, foi entregue para a companhia na última quarta-feira (26/7), em ato realizado na unidade industrial da CMPC, em Guaíba (RS).

A CMPC irá utilizar o semirreboque com sistema de tração auxiliar elétrico como projeto-piloto por meio de parceria com a transportadora Expresso Nepomuceno, com o objetivo de promover a descarbonização e a redução em até 20% do consumo de combustível nas viagens. A atuação será na rota de transporte de madeira realizada pela companhia entre as cidades de São Gabriel e Guaíba, ambas no Rio Grande do Sul.

O Hydrid R é sustentável e inovador, contando com sistema de tração auxiliar elétrico, ideal para poupar a energia utilizada, especialmente em movimentos de descida e frenagem.

É com muito orgulho que anunciamos uma importante parceria com a Randon, que nos posiciona como pioneiros no país ao operar o caminhão com eixo elétrico em nosso transporte de madeira no Rio Grande do Sul”, afirma Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC no Brasil. “Estamos há quase um ano desenvolvendo esse projeto e buscando uma solução que atenda às nossas necessidades e que esteja em alinhamento com o que é exigido pelo mercado. Desta forma, podemos nos posicionar cada vez mais como vanguarda em termos de processos sustentáveis em logística”, completa Harger.

O início das operações da solução Hybrid R com a tecnologia e-Sys no mercado brasileiro é um marco para a história do transporte de cargas no Brasil. Nos últimos anos, nos empenhamos fortemente para o desenvolvimento da tecnologia que é única no mundo. Estamos muito avançados no segmento de eletromobilidade para o transporte pesado e, com a parceria da CMPC, estamos começando a transformar o modal rodoviário brasileiro e colocá-lo no caminho da sustentabilidade”, destaca Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp.

Sobre a CMPC 

A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, por ano, cerca de 2 milhões de toneladas de celulose – matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. Maior indústria do estado, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias. Presente no Brasil desde 2009, a empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% resíduos sólidos do processo industrial em 13 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos. O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 20 mil colaboradores em 48 unidades industriais de oito países da América Latina. Outras informações estão no site.

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu