CHOCOLATERAPIA: O poder do chocolate nos tratamentos estéticos


Conta-se que os antigos astecas já desfrutavam do poder do cacau, principal matéria-prima do chocolate, para realçar a beleza. O extrato das sementes era utilizado em banhos relaxantes, para hidratação da pele. Mas esse ritual era reservado apenas às pessoas da elite, nobres, próximas do rei. Isso mesmo, máscara de chocolate ajuda no rejuvenescimento da pele.

Os tempos mudaram e agora todos podem usufruir dos tratamentos estéticos feitos com essa iguaria. Na prática, os benefícios do chocolate estão no alto poder antioxidante presente no cacau: quanto mais antioxidantes em nosso organismo, mais prolongamos a nossa jovialidade e retardamos os sinais do envelhecimento.

Os avanços da ciência e todas as informações que temos hoje acerca de cuidados e manipulação das substâncias naturais, já é possível um atraso de 10 anos no envelhecimento da pele. Mas o alerta que uma correta escolha de tratamentos e cosméticos é determinante no resultado.

Os benefícios dos tratamentos de pele a base de chocolate estão no alto poder antioxidante do cacau, então é importante frisar que para alcançar o resultado esperado, de hidratação e umectação, é necessário, primeiro, que o chocolate utilizado seja o mais puro possível. Existem muitos cosméticos que apresentam apenas a essência do chocolate, ou seja, tem o aroma mas não tem o chocolate em sua composição.

Não existem contraindicações ao uso de cosméticos a base de chocolate, mas o uso não é recomendado para pessoas que tenham a pele oleosa. O chocolate tem um teor de gordura muito alto, então pessoas que possuem a pele mais oleosa, com tendência a acne, e o couro cabeludo com mais oleosidade e dermatite, devem evitar. No caso das pessoas com a pele seca, consulte sempre um profissional para a correta indicação dos produtos ou tratamentos que lhe trarão resultados mais efetivos.

 TRATAMENTO CASEIRO

Uma máscara de chocolate que pode ser feita em casa. Você vai precisar de 1 barra de chocolate preto, sem açúcar, e óleo de amêndoas (pode substituir por azeite de oliva). Derreta o chocolate junto com duas colheres de chá de óleo de amêndoas ou oliva. Uma vez que o chocolate esteja derretido e se encontre tudo bem misturado, retire do fogo. Espere esfriar o suficiente para aplicar na pele. Deixe agir por 20 minutos, e retire com água morna. Lembrando que a máscara é indicada para pele seca, e o chocolate precisa ser amargo, sem açúcar.

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu