CMPC acerta operação nos Estados Unidos com acordo para compra de empresa madeireira


  • O presidente do Conselho da Companhia, Luis Felipe Gazitúa, e o CEO, Francisco Ruiz-Tagle, junto a outros executivos, assinaram a formalização da transferência que permitirá a aquisição da Powell Valley Millwork, empresa dedicada ao desenvolvimento de produtos de remanufatura em madeira.
  • Após quase 35 anos de presença comercial nos Estados Unidos, a CMPC passará a ter operações industriais na América do Norte por meio de duas fábricas. O processo de aquisição deve ser concluído em cinco semanas.

A CMPC fez acordo para a aquisição da Powell Valley Millwork, empresa especializada na fabricação de painéis, molduras e esquadrias, entre outros produtos de madeira. Esse movimento representa a primeira operação industrial do grupo chileno em solo estadunidense.

O presidente do Conselho da CMPC, Luis Felipe Gazitúa, e o CEO, Francisco Ruiz-Tagle, lideraram a assinatura do acordo que habilita a transferência da empresa norte-americana, situada no estado do Kentucky, com duas fábricas dedicadas ao desenvolvimento de produtos de remanufatura em madeira. Uma das instalações está localizada em Clay City e a outra em Jeffersonville.

Este é um passo fundamental na história da CMPC. Embora nossos produtos sejam comercializados nos Estados Unidos há décadas, agora poderemos produzi-los aqui mesmo, reunindo toda a experiência e conhecimento de uma empresa como a Powell Valley”, disse Luis Felipe Gazitúa.

A chegada da CMPC à Powell Valley marca o início de um novo capítulo para nossa empresa, que tenho o prazer de compartilhar com nossa equipe, clientes e fornecedores”, disse o presidente da Powell Valley, Jimmy Thornberry. “Quando eu e meu pai começamos nesta indústria, em 1993, tínhamos a missão de produzir materiais voltados à construção sustentável”, acrescentou.

A Powell Valley Millwork conta com pouco mais de 200 colaboradores diretos, dedicados principalmente para a produção de molduras de interiores e outras especialidades em madeira, como persianas, racks e porta-retratos. A aquisição representa um investimento de aproximadamente US$ 40 milhões.

Esta decisão é um passo importante no nosso plano de crescimento nos Estados Unidos. Isso nos aproxima de nossos clientes na América do Norte, um pilar fundamental da nossa estratégia. Na CMPC estamos convencidos de que os produtos à base de fibras naturais são o esteio da economia atual e, principalmente, para o futuro”, acrescentou Ruiz-Tagle.

A CMPC possui três décadas e meia de presença comercial nos Estados Unidos, onde registra vendas anuais de cerca de US$ 530 milhões, dos quais 40% são do negócio madeiras. Da mesma forma, para produtos remanufaturados, o país norteamericano é o principal mercado, destino para onde vai 90% da produção. A CMPC comercializa seus produtos nos EUA a nível industrial e no varejo para mais de 2 mil lojas parceiras.

Os negócios da CMPC Madeiras cresceram fortemente nos últimos anos, visando entregar soluções sustentáveis com valor agregado em distintos mercados globais. Com este passo, avançamos na visão de estar muito mais presentes nos mercados onde atuamos, complementando nosso mix de produtos e atendendo-os de forma ágil em suas demandas”, explicou Juan Pablo Pereira, diretor do negócio Madeira na CMPC.

A aquisição da Powell Valley Millwork fortalece a posição da CMPC no negócio madeireiro. Recentemente a empresa iniciou o projeto de modernização da planta de remanufatura na cidade de Los Ángeles, no Chile. Além disso, está desenvolvendo novas tecnologias no segmento de madeira maciça, por intermédio da empresa Niuform.

Sobre a Powell Valley Millwork

Fundada há 30 anos pela familia Thornberry, a Powell Valley Millwork iniciou suas atividades em 1993 em Lexington, no Kentucky. Hoje liderada por Jimmy e Michael Thornberry, respectivos pai e filho, a Powell Valley Millwork conta com duas unidades produtivas e atende a um importante segmento de materiais de madeira. São especializados na fabricação de painéis, molduras e esquadrias entre outros produtos de madeira, produzidos a partir de álamo.

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu