cmpc: Francisco Ruiz-Tagle recebe prêmio de CEO do Ano da Fastmarkets


Foto: Divulgação CMPC

 

Em cerimônia realizada na Turquia, CMPC também foi condecorada como líder de sustentabilidade entre as empresas do setor de celulose e papel

 

O CEO da CMPC, Francisco Ruiz-Tagle, foi premiado como CEO Internacional do Ano pela Fastmarkets. Durante a cerimônia do Fastmarkets Forest Products PPI Awards 2024, realizada na última terça-feira (05/03), em Istambul, na Turquia, a multinacional chilena também foi homenageada como líder do ranking de sustentabilidade entre as empresas do setor florestal. As premiações são as únicas a reconhecer exclusivamente ações da indústria de celulose e papel em nível global.

Com mais de 100 anos de experiência, a Fastmarkets é a plataforma mais relevante do mundo para análise de informações de alto interesse para diferentes indústrias, destaque reforçado após sua fusão com a Risi, outra referência no segmento.

Ruiz-Tagle, que está na multinacional de capitais chilenos há 30 anos e atua como CEO desde 2018, foi premiado por sua liderança e visão, que contribuíram para que a companhia tenha alcançado diversas conquistas em inovação, desempenho financeiro, mas principalmente em termos de sustentabilidade social e ambiental.

Entre os principais marcos alcançados durante seu mandato como principal executivo da companhia, estão a certificação de mais de 95% de seu patrimônio florestal em manejo sustentável de florestas e mais de 90% da energia consumida em suas operações proveniente de fontes renováveis.

Ruiz-Tagle foi selecionado entre um grupo de oito finalistas que incluía os principais executivos de algumas das maiores empresas do setor florestal e de papel, como Michael Doss, da Graphic Packaging; Cristiano Cardoso Teixeira, da Klabin; Sami Alsafran, da Middle East Paper Company; Michele Bianchi, do RDM Group; Sukanto Tanoto, da RGE; Ulf Larsson, SCA; e Walter Schalka, da Suzano.

Este não foi o único prêmio que a companhia recebeu na cerimônia de premiação, pois a CMPC também conquistou a categoria “liderança em sustentabilidade”, na qual superou a Amcor, Klabin, Middle East Paper Co. (MEPCO), Smurfit Kappa e Suzano. O reconhecimento ocorre no contexto da implementação de uma estratégia de negócios para 2030, com 5 pilares fundamentais, sendo um deles a sustentabilidade. A multinacional estabeleceu metas concretas em termos ambientais para se tornar um padrão global dentro da indústria, liderando os principais indicadores ESG e sendo um agente de mudança no desenvolvimento social.

Muito obrigado por esses dois tremendos reconhecimentos. Fico muito feliz em receber esses prêmios da Fastmarkets, uma organização tão respeitada e reconhecida em nossa indústria. Quero parabenizar os outros indicados e fica claro para mim que estamos diante de grandes executivos, bem preparados”, disse Ruiz-Tagle.

Além disso, o CEO fez um apelo para continuar trabalhando para transformar a indústria florestal em um dos protagonistas de um mundo mais sustentável e destacou que “este é um momento especial, não apenas para mim, mas para toda a equipe da CMPC. Temos trabalhado em uma nova estratégia há cinco anos e dois de seus pilares mais relevantes são a sustentabilidade e a inovação. São pilares que construímos juntos. Este prêmio também nos incentiva a continuar crescendo e a nos comprometermos ainda mais com nossa indústria. Temos muitas tarefas pela frente. Estou convencido de que a nossa indústria é a melhor resposta para descarbonizar a economia e o nosso planeta”.

Como a CMPC conquistou o prêmio

Entre as principais iniciativas realizadas sob a liderança do atual CEO está lançamento de uma inédita Estratégia de Natureza, Conservação e Biodiversidade, cujo objetivo é valorizar as áreas de conservação da empresa e destacar sua importância para a sustentabilidade das operações florestais. Além disso, a companhia possui metas globais em sustentabilidade, entre elas reduzir em 25% o uso de água nos processos industriais e ser uma empresa com zero resíduo em aterros sanitários até 2025. Também se propõe a diminuir em 50% as emissões de gases causadores de efeito estufa e ampliar em 100 mil novos hectares a sua área de conservação até 2030.

No Rio Grande do Sul, desde a sua chegada há 15 anos, a CMPC também vem tendo destaque em termos de sustentabilidade. Maior projeto de sustentabilidade da história do RS, o BioCMPC contempla 31 iniciativas em termos de gestão ambiental e modernização operacional. Entre elas, está a implementação do Centro de Controle Ambiental e a desativação da caldeira movida à carvão. Além dos investimentos em ações de preservação ambiental, a CMPC tem realizado projetos sociais no sentido de promover a educação, a cultura, o esporte e a geração de emprego e renda nas comunidades onde atua. Nos últimos dois anos, foram destinados mais de R$ 44 milhões neste sentido.

Em termos de inovação, a CMPC lançou recentemente um fundo de inovação de R$ 500 milhões que será destinado a projetos em escala global. Dessa forma, a companhia visa estabelecer parcerias com startups, academias e outras empresas para criar processos e biosoluções para as necessidades do futuro baseadas em celulose e reciclagem de fibras.

Foto: FabianoPanizzi

Outros reconhecimentos à estratégia da CMPC

O prêmio recebido em Istambul se soma a mais uma série de outros reconhecimentos tanto pelo trabalho do executivo quanto pelo desempenho da empresa em diferentes áreas. No ano passado, Ruiz-Tagle já havia recebido o Bravo Sustainability CEO of the Year 2023, concedido pelo Council of the Américas, tornando-se o primeiro chileno a receber este reconhecimento. Além disso, ele foi nomeado vice-presidente do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, o primeiro latino-americano a ocupar a função.

Em termos empresariais, as ações realizadas pela CMPC levaram o prestigiado Índice Dow Jones Sustainability Index (DJSI) a posicionar a multinacional chilena como a Companhia mais sustentável do mundo no setor celulose e papel, mesma distinção concedida pela S&P recentemente.

Além disso, em fevereiro deste ano, a CMPC foi reconhecida pela Carbon Disclosure Project (CDP), uma das principais plataformas de divulgação relacionadas às mudanças climáticas, por sua liderança em transparência e atuação empresarial no âmbito florestal.

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu