CMPC investirá R$ 2 milhões em nova estação de monitoramento da qualidade do ar em Guaíba


 

Fabiano Panizzi

 

A CMPC vai instalar mais uma estação de monitoramento, que medirá e apresentará dados sobre a qualidade do ar em Guaíba (RS). Em 2020, durante 97% do ano a qualidade do ar no local foi considerada boa – melhor classificação de acordo com dados do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O novo equipamento que será instalado no lado sul, e que se soma à estação que já existe no lado norte da empresa, tem investimento previsto de R$ 2 milhões e estará integrado com a rede oficial de monitoramento do ar da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler), fornecendo informações em tempo real ao processo de acompanhamento e controle que já é realizado atualmente.

A implementação acontece de forma voluntária pela empresa, que planejou estender a cobertura para a totalidade da bacia aérea de Guaíba. Esta medida melhora e amplia as informações de monitoramento deste importante parâmetro ambiental.

Este é um passo importante que damos em busca da melhoria contínua dos nossos processos. A nova estação nos apresentará dados precisos, garantindo mais amplo acompanhamento dos padrões de qualidade do ar no entorno da nossa unidade industrial, o que beneficiará a população de Guaíba com informação transparente e de qualidade“, afirma Daniel Ramos, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC.

 

Sobre a CMPC

A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, por ano, cerca de 1,9 milhão de toneladas de celulose – matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. Maior indústria do estado, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias. Presente no Brasil desde 2009, a empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% resíduos sólidos do processo industrial em 15 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos. O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 17 mil colaboradores em 45 unidades industriais de oito países da América Latina. Outras informações estão no site http://www.cmpc.com.br/.

 

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu