Dicas simples para fazer máscaras para combater o coronavírus


É fato e quase que regra no mundo todo que o uso das máscaras, mesmo caseiras  e de confecção simples possuem o mínimo de bloqueio  para evitar contato com ambientes de aglomeração e se prevenir do Coronavirus.

Obviamente as máscaras faciais “faça você mesmo” não são tão eficazes quanto as máscaras de grau médico na prevenção da disseminação do COVID-19, a doença causada pelo Coronavírus. Mas protegem em espaços  suspeitos de possíveis contágios.  Em casos de alguém doente ou em área de serviço, as ideais são as profissionais.

As máscaras existem de várias formas, e os tutoriais abundam na Internet, incluindo versões sem costura.

Aqui está uma máscara simples para costurar à máquina ou à mão com materiais que você pode ter em casa.

  1. Recorte dois retângulos de 10 por 6 polegadas de tecido de algodão. Use algodão bem tecido, como colchas ou lençóis de algodão. O tecido da camiseta funcionará muito bem.

Empilhe os dois retângulos; você irá costurar a máscara como se fosse um único pedaço de tecido. Dobre os lados longos – polegada e bainha. Em seguida, dobre a camada dupla de tecido sobre 2,5 cm ao longo dos lados curtos e costure para baixo.

 

  1. Passe um comprimento de 6 polegadas de elástico de largura de 1/8 de polegada pela bainha mais larga de cada lado da máscara. Estes serão os laços da orelha. Use uma agulha grande ou um grampo para passar a linha. Amarre bem as pontas.

Não tem elástico? Use laços de cabelo ou faixas elásticas na cabeça. Se você tiver apenas barbante, poderá prolongar os laços e amarrar a máscara atrás da cabeça.

 

  1. Puxe cuidadosamente o elástico para que os nós fiquem dobrados dentro da bainha. Reúna os lados da máscara no elástico e ajuste para que a máscara se ajuste ao seu rosto. Em seguida, costure firmemente o elástico no lugar para evitar que escorregue.

 

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças afirmam isso sobre máscaras caseiras:

Em locais onde as máscaras faciais não estão disponíveis, o pessoal de saúde pode usar máscaras caseiras (bandana, cachecol, aquecedor de pescoço etc.) para cuidar de pacientes com COVID-19 como último recurso.

No entanto, as máscaras caseiras não são consideradas equipamentos de proteção individual, pois sua capacidade de proteger os profissionais de saúde é desconhecida. Deve-se ter cuidado ao considerar esta opção.

Idealmente, as máscaras caseiras devem ser usadas em combinação com um escudo facial que cubra toda a frente (que se estende até o queixo ou abaixo) e os lados do rosto. Nunca esquecendo que a cada saída ou uso, fazer a higiene adequada: lavar sempre com água e sabão.

 

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu