É hora de mudar- Um novo olhar sobre o lar e a realidade do home office


 

Empreendimentos estão cada vez mais adaptados para as atuais necessidades dos moradores. A pandemia nos fez ver com outros olhos o lugar onde moramos, e que agora também virou ambiente de trabalho. Novas formas de morar, de trabalhar e de viver.

E pensando nisso arquitetos, decoradores e novos empreendimentos imobiliários criam espaços para trabalho nos apartamentos (ou casas) em áreas comuns que era simplesmente um espaço sem uso, ou de lazer.  A cada grande mudança na sociedade, os modelos de moradia também se transformam. Que o diga a Amó Bartzen  Ambientes Planejados que entende muito bem do assunto. A empresa é expert no assunto em arquitetar ideias e funcionalidades que vem de  encontro com os novos tempos. O know- how da grife de planejados não é de hoje, são mais de 25 anos oferecendo experiências únicas de qualidade para criar ambientes  que conversam perfeitamente com o estilo de cada cliente.

Com a pandemia, a tendência de trabalho em casa, que começava a ganhar força, teve novo impulso e provocou uma revolução na procura e na oferta de casas e apartamentos.

Famílias querem espaço para morar e trabalhar com conforto; construtoras e imobiliárias buscam soluções para as novas necessidades. É uma revolução positiva que interfere na dinâmica da casa. A sociedade muda e o modo de morar muda com ela. Quando tivemos uma nova consciência do trabalho doméstico, as pessoas começaram a mudar o uso da casa, o projeto mudou, hoje é difícil a gente fazer um quarto de apoio de funcionários das casas.

Antes da pandemia as pessoas já estavam mais preocupadas em ser autossustentáveis, em perceber o que é excesso e o que é essencial na vida. Hoje o essencial na maior parte dos casos é ter uma base de home office. A gente iria para essa direção no futuro, só acelerou o processo. É a vez do menos excesso e mais essência.

Como o home office não foi apenas um improviso, mas uma mudança determinante na vida das famílias, as demandas estão evoluindo as famílias buscam mais de um espaço de trabalho. Antigamente a gente fazia um escritório nas casas e hoje a gente já tem que improvisar até dois, porque às vezes o casal tem trabalho on-line ao mesmo tempo mas não pode ficar no mesmo espaço, por causa do barulho.

O cliente traz uma bagagem de informação . E os profissionais da área acabam tendo uma visão um pouco antecipada das coisas que podem acontecer. Costuma-se dizer que são  direcionados a dominar a casa e não a casa dominar a gente.

E não se trata apenas de ter um escritório, mas também de criar um ambiente visualmente atraente. Afinal, com o home office, vieram também as reuniões virtuais: —Agora não só a gente precisa se preocupar com o espaço mais confortável, mas também com que ele seja um pouco um cenário, porque as pessoas estão usando a câmera com o home office. A aceitação  da videoconferência é muito interessante, as reuniões são até mais objetivas, e as pessoas estão muito mais eficientes com o tempo. Não tem sentido a obrigatoriedade de todo mundo entrar e sair do trabalho no mesmo horário, não interferindo em nada na produção.

Além do home office, muitos querem resgatar um hobby que deixaram de fazer e com a necessidade, um espaço para isso. Uma maneira de pensar na decoração, nas plantas e tornar uma tendência ter um espaço, que vai saber se logo ali adiante não vai suprir a necessidade de outros que não dispõem do mesmo, com espaço de co-working e salas de reuniões, com internet, café, área comum, e espaço de lazer.  Não precisamos estar em um espaço fechado para acessar um e-mail, fazer uma videoconferência ou responder a uma dúvida em grupos de conversas. Temos que tornar o espaço flexível. E qualquer cantinho pode ser otimizado para as tarefas.  Fechar espaços como varandas com vidro retrátil, separar ambientes por plantas, vale tudo.

Técnica em alta e que pode se tornar regra vem da expressão home- staging.  Trata-se de mudar a aparência imóvel, tornando mais atrativo. , com decoração clean, rápida, funcional e de alta acessibilidade. Eis uma grande tendência do mercado imobiliário daqui para frente. E enquanto isso não se torna regra, vamos nós modificar nosso lar para bem de ser além de aprazível, também útil. O estilo? Vai de acordo com seu gosto e seu modo de trabalhar. Vale tudo, desde que em perfeita sintonia.

E go work!

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu