É PASCOA: BACALHAU OU CHOCOLATE?


Mais precisamente nesta época de Páscoa não pode faltar na lista de prioridades este dois ingredientes de agrado geral. Porém o bacalhau além de saudável, permite uma variedade de pratos.

É inegável que os portugueses trouxeram vários hábitos e tradições para o Brasil, desde a época da colonização, inclusive o próprio catolicismo que foi inserido na nossa cultura. E são os católicos que seguem tradicionalmente o costume de se abster de carne vermelha durante toda a Quaresma, incluindo a Semana Santa, e principalmente, no domingo de Páscoa. Eles optam por comer peixe neste período, e um dos preferidos é o bacalhau.

No período da Páscoa a procura pelo peixe aumenta, pois a data é uma ótima ocasião para reunir a família e uma oportunidade de apreciar uma bela bacalhoada. Obviamente, os ovos de chocolate estão nas listas de compras, mas, pesquisas mostram que os brasileiros estão optando também pelo bacalhau.

E a preferência  sobre os hábitos alimentares dos brasileiros e suas dietas e tendências de consumo, na hora de escolher o que vai integrar o cardápio pascoal, mais da metade dos brasileiros dizem que o bacalhau não pode faltar na mesa; pouco menos não dispensa o chocolate; e um percentual pequeno aprecia um bom vinho durante a refeição e não dispensa um bom azeite de oliva para acompanhar os pratos.

Por ser um prato que não é feito com frequência pela maioria das pessoas, muitas vezes surgem dúvidas de como escolher um bom peixe para incluir no cardápio. Ele tem várias possibilidades de receitas e possui muitos benefícios para a saúde. Tendo em vista o alto valor nutritivo, é um peixe com baixo nível de colesterol e rico em ferro, magnésio e fósforo, além de vitaminas A, E e D. E para escolher um bom bacalhau, é importante prestar atenção nos seguintes fatores:

Aparência:  Deve estar seco e sem sinal de umidade ao toque. O cheiro do bacalhau também é bem característico, se estiver diferente, é melhor procurar uma outra peça.

O que vem no pacote:  Se for comprar um bacalhau que está embalado, se atente ao que vem junto com o peixe. Nada de rabo ou barbatanas, pois não são úteis no preparo.

Higiene do local:  Hoje o bacalhau pode ser encontrado em vários locais, como feiras, empórios, mercado, etc. O espaço deve estar limpo e principalmente com a temperatura adequada.

Tipos de Bacalhau

Engana-se quem acredita que só existe um tipo de bacalhau disponível no mercado. Há opções para todos os gostos e preferências:

Bacalhau Gadus Morhua, proveniente do Atlântico Norte, é o mais nobre de todos, possui uma carne mais branca e macia.

Bacalhau Saithe possui coloração mais escura e sabor mais forte que o Gadus. Fica macio quando é cozido, assim sua carne pode ser desfiada com mais facilidade. É uma ótima opção para bolinhos, ensopados, tortas e pasteis.

Bacalhau Gadus Macrocephalus originário do Pacifico Norte, parece com o Gadus Morhua. É possível diferencia-lo pelo rabo e também pelas barbatanas, pois, ele tem um bordado branco nas pontas. O ideal é que seja feito em grandes pedaços.

Bacalhau Zarbo é o menor de todos os tipos. Tem corpo alongado e quando é desfiado as lascas ficam mais duras. Também é indicado para bolinhos, ensopados, tortas e pirão, pois a textura não será tão importante nesses alimentos.

Bacalhau Ling de sabor marcante, possui carne mais branca. Pode ser cortado em postas e usado em saladas ou fazê-lo em pedaços para ser grelhado ou cozido.

 

 

Mesmo que seja delicioso e possua os mais variados tipos de receitas, é necessário ter cautela no consumo deste tipo de peixe, por mais que não faça parte das refeições diárias corriqueiramente. Dessalgar o bacalhau é extremamente importante para que fique não apenas mais saboroso, mas também mais saudável, pois ele costuma ter muito sódio na sua composição. O correto é deixa-lo em uma média de 36 horas na água com gelo, trocando o líquido, no mínimo, três vezes.

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu