É VERÃO : Sol, de vilão para aliado


Os efeitos terapêuticos do sol são conhecidos e usados há milênios. Eis que a terapia conhecida como helioterapia dispõe de uma eficácia elogiada para quem conhece no benefício a manutenção da saúde e tratamentos. O astro rei tem seus benefícios comprovados na ciência ocidental, por sua terapia simples em que consiste basicamente em colocar-se sob a exposição ao sol praticando alguns exercícios leves e relaxantes.

 

Múltiplos Efeitos Benéficos

 

Ativação das funções metabólicas no crescimento celular e produção da vitamina D, fundamental para o fortalecimento dos ossos. Também aumenta o colesterol do sangue e a tolerância dos hidratos de carbono.

Estimula a musculatura, ainda que na ausência de exercícios, por incrementar o sistema nervoso simpático e periférico, que enerva a musculatura estriada.

Estimula as glândulas endócrinas, em particular a tireoide e as glândulas sexuais. Esta ação sob o sistema endócrino se converte numa ação efetiva para tratar enfermiças hormonais tanto de tireoide como alterações do ciclo menstrual.

Sobre o sistema nervoso, as radiações solares estimulam suas terminações periféricas, originando reflexos reguladores sobre numerosos órgãos e glândulas, com decorrência no organismo, com o aumento das funções secretórias, circulatórias, metabólicas, pigmentárias, etc.

Há uma estimulação psíquica, também devidamente comprovada, por sua consideração como um poderoso antidepressivo e facilita as funções intelectuais.

A pressão arterial é também modificada, ainda que escassamente, mas é frequente a hipotensão, proveniente do vaso dilatador periférico.

O aumento do dinamismo, da capacidade de trabalho, sensação de tranquilidade, vitalidade e entusiasmo geral são características da helioterapia.

Os neurotransmissores e os hormônios são influenciados diretamente pela luz solar, que atua como uma ação reguladora sobre a melanina, os hormônios da tireoide e endorfinas ( que influencia sobre o estado de animo e sensação de prazer).

Excelente para os olhos, visto que a luz da visão justifica esta importância. O famoso método “bates” de tratamento de visão previne em sua terapia que devemos deitar e olhar para a claridade do céu ( não diretamente ao sol) por um curto período de tempo diariamente, relaxado progressivamente a musculatura ocular aumentando a capacidade de captação da claridade> melhoras rápidas e impressionantes.

 

SEM PARANOIA

Como nosso país é tropical, abençoado por deus e bonito por natureza, estes aspectos positivos nos levam a querer desfrutar e fica com a tes mais bonita, aparência saudável. Mas temos uma vida pela frente. A beleza de uma pele bronzeadíssima já é um  sinal de problema a longo prazo, quase sem solução alguns anos mais tarde. Além do mais a aparência saudável esconderá a tristeza de alguma doença brutal proveniente deste excesso de exposição.

Dá para curtir o sol no verão, sem queimaduras, envelhecimento precoce ou risco de câncer. Cuidar de si é um sinal de inteligência, autoestima, responsabilidade e amor à vida. Sem contar que beleza é fundamental.

Cremes, barracas, chapéus e bonés, hidratantes, beber muita água e rumo ao sol.

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu