ENERGIA SUSTENTÁVEL


A energia solar está em alta no Brasil

 

Uma das principais características de nossa sociedade, ao menos sob um ponto de vista prático e material, é o aumento cada vez maior da demanda por abastecimento energético. A energia solar é uma das alternativas energéticas mais promissoras do novo milênio, ela é inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de luz e de calor. O aproveitamento da luz solar, gera o tipo de energia mais limpa que podemos ter. E este é o seu maior benefício: a preservação do eco sistema. E o RS tem suas vantagens: é o Estado com maior índice de solaridade (maior incidência solar) no país.

O Sol é fonte de energia renovável, e o seu aproveitamento tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para o futuro. A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre outras fontes de energia, como não ser poluente.  Uma das principais características de nossa sociedade, ao menos sob um ponto de vista prático e material, é o aumento cada vez maior da demanda por abastecimento energético. Esta é a condição para a existência de nossa indústria, nossos meios de transportes e até mesmo a agricultura e a vida urbana. Enfim, é a condição para a existência de nossa sociedade como a conhecemos, é impossível imaginar em uma sociedade sem energia seja ela qual for, ou melhor, que origem essa energia tem, ou seja, a energia é de essencial importância.  A maior vantagem de fazer uso da energia solar é que ela não polui durante seu uso, as usinas demandam manutenção mínima, ela é livre e abundante, tem alta aceitação pública por ser uma fonte natural de energia, ela é excelente em lugares remotos ou de difíceis acessos.

E o E+News foi atrás de quem entende muito bem do assunto, com propriedade para suprir as duvidas mais pontuais que existem entre leigos e conhecedores do método de fonte de energia.  A AMZ Engenharia de Sustentabilidade está de olhos abertos para a tendência oferecendo projetos elétricos residencial e industrial com painéis  com painéis solares de energia sustentável.  A empresa atende toda a região metropolitana, sul e centro-sul do RS.

Passos básicos para a instalação de energia solar

  1. O proprietário/comprador entra em contato com a empresa fornecedora de energia solar e fornece a sua conta de luz, para que seja feito o cálculo da necessidade de placas solares para atender a demanda de energia atual e futura do comprador; depois, a empresa marca uma visita, para que o técnico possa avaliar a área onde se pretende a instalação;
  2. A empresa fornecedora de energia solar encaminha um orçamento técnico/financeiro a ser aprovado pelo cliente e, depois, pelo agente financeiro (se este for o caso);
  3. A empresa fornecedora de energia solar submete o projeto técnico de geração fotovoltaica a aprovação da Concessionária de energia da Região;
  4. Se for o caso de apontadas adequações técnicas pela Concessionária de energia, a empresa fornecedora de energia solar deve realizar tais trabalhos;
  5. É realizado o trabalho de instalação das placas fotovoltaicas e interligação na rede elétrica;
  6. O trabalho continua, através do acompanhamento pós-venda.

 

O MUNDO ESTÁ ATENTO  PARA ESTA MUDANÇA

 

Emirados Arabes: A maior usina solar do mundo energia para 90 mil pessoas. Nada menos que 3,2 milhões de painéis solares foram instaladas na fazenda Noor Abu Dhabi, em um espaço de 8 quilômetros quadrados na cidade de Sweihan, perto de Abu Dhabi. A ideia é reduzir as emissões em cerca de 1 milhão de toneladas métricas de CO2 – o equivalente a retirar 200 mil carros das ruas.

China: onde está a primeira cidade 100% sustentável do mundo. Projetada pelo arquiteto italiano Stefano Boeri, a cidade floresta ainda está em fase de construção, mas já é exemplo mundial. Acomodarão 30 mil pessoas com casas, hotéis, escritórios, hospitais, escolas e tudo aquilo que uma cidade tradicional precisa. A ideia é uma copia da floresta vertical que já existe em Milão e tem previsão de obra concluída em 2020.  A “cidade floresta” receberá 40 mil árvores e quase um milhão de plantas de mais de 100 espécies diferentes. Pela primeira vez na China e no mundo, um complexo urbano combinará o desafio da auto suficiência energética e do uso de energia renovável com o de aumentar a biodiversidade e efetivamente reduzir a poluição do ar – o que é realmente crítico para a atual China.

 Colombia: o bairro Rosales em Bogotá sedia o maior jardim vertical do mundo. O edifício residencial Santalaia é considerado o maior jardim vertical do mundo. Com 115 mil plantas que cobrem cerca de 3000 m² de fachada, o prédio foi erguido pela construtora Groncol em pareceria com o biólogo e botânico Ignacio Solano.

Califórnia: Uma lei determina que toda casa e edifício com até três andares tenham painéis solares a partir de 2020. A regra foi estabelecida pela Comissão de Padrões de Construção da Califórnia e tem um incentivo para que os donos das novas moradas incluam uma bateria de alta capacidade ao sistema elétrico. A iniciativa pretende ajudar a cumprir com a meta do estado de reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que extrai toda a eletricidade de fontes de energia renováveis.

 Brasil: Casas noturnas já abrem os olhos aqui no país sobre a importância da sustentabilidade e geração de energia solar. Sustentabilidade é uma questão cada vez mais presente quando o assunto é design e arquitetura. No caso desta casa noturna na cidade de Santa Maria, aqui no RS, a concepção foi planejada com o objetivo de otimizar os recursos naturais sem deixar de lado a experiência visual do público, que remete a um cenário futurista em meio ao verde do bairro de Cerrito.  O designer Guilherme Bez, responsável pelo projeto da Moon Nightlife, investiu em painéis fotovoltaicos posicionados no telhado para que a energia consumida na balada fosse produzida por meio da captação da energia solar. Outro recurso presente é o aproveitamento de água da chuva para uso nos banheiros da boate, que ocupa uma área total de mil metros quadrados. Na pista de dança, a decoração e o piso têm formato de colmeia. As formas hexagonais são retro iluminadas, com o visual externo da natureza invadindo os interiores por meio de grandes aberturas de vidro. Em duas delas se veem cascatas que caem no espelho d’água do deque externo iluminado. A entrada e a pista principal são conectadas por um túnel com grafite do artista plástico Fábio Panone Lopes. A arte retrata milhares de borboletas de diversos tamanhos em tons azuis, e são refletidas pelo espelho no teto. A boate ainda conta com iluminação 100% LED.

Até os automóveis  estão no caminho. O primeiro carro 100% movido a energia solar,  ‘Stella Vie’ é capaz de rodar 1000 km com apenas um dia ensolarado de abastecimento.

Mesmo que as previsões dos Jetsons quanto aos carros voadores ainda estejam erradas, uma coisa é certa: a tecnologia está avançando cada vez mais para isso. Contudo, sempre aliada ao movimento de sustentabilidade, bandeira importante a ser levantada. A invenção da vez, encabeçada pelo Solar Team da Universidade Tecnológica de Eindhoven, na Holanda, é o Stela Vie, um carro totalmente movido a base de energia solar, captada por meio dos painéis em sua superfície. O projeto dá o tom do que podemos esperar num futuro próximo de um carro sem emissões de poluentes. O design convidativo é capaz de transportar uma família de até cinco pessoas por 1000 km com apenas um dia de sol na Holanda de abastecimento – pense nisso considerando a incidência solar no Brasil, por exemplo. Além, claro, da estética aerodinâmica, elaborada pelos pesquisadores para garantir velocidade.

A tecnologia V2X, sistema de navegação inteligente de última geração, atualiza os passageiros quanto ao tráfico e mudanças meteorológicas, garantindo uma viagem mais segura.

 

Mas por aqui em terras brazucas, sempre é bom lembrar que a  instalação de energia fotovoltaica requer muita habilidade técnica e experiência da empresa que a fornece, pois vários tipos de profissionais são envolvidos neste processo. Não é um simples vender placas solares, é sim fornecer um trabalho completo, do início ao fim das necessidades do cliente e oferecer garantia deste trabalho. O serviço após o sistema começar a funcionar continua, para que tudo trabalhe perfeitamente e sejam feitos os ajustes necessários e sanadas todas as dúvidas.

 

Mais informações:

AMZ Powered

[email protected]

www.amz-powered.com

 

 

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu