Faça sua horta em tempos de coronavírus


DEU VERDE!  VÁ AO CHÃO

Reconectar-se à natureza por meio de plantio é um tremendo bálsamo para esses tempos peculiares. E é provável que se estabeleça algumas raízes. Ir para o chão, literalmente é extremamente benéfico para a nossa saúde. O que você gosta de comer? Como cozinha? Lembre-se da temporada também. Isso inclui os caminhos para que você dê início na sua horta.  Você pode se surpreender com o quanto vai se apaixonar por comer os produtos que teve a mão na criação.

E criar uma despensa viva não é nada mal.  Uma horta exige mais amor do que dinheiro e, numa época em que o Covid-19 está nos fazendo repensar como consumimos, faz todo o sentido explorar a capacidade de criatividade para plantar suas próprias verduras e ou legumes.

Devemos colocar amor e otimismo no plantio como dizia Voltaire em Candide ( ou Cândido). Foi discutido, escrito e filosofado por séculos, mas imagina-se que a maioria dos jardineiros sabe instintivamente o que se entende. Para ajudar os outros, precisamos cuidar e nos nutrir primeiro. Mais literalmente, o ato e o processo do plantio são bons para a alma e para o bem-estar geral. Acredito que exista um forte relacionamento entre os dois e, talvez, durante esses tempos extremamente difíceis, eles sejam mais importantes do que nunca.

Conexão com a terra significa muito para todo mundo. Existem somente pontos positivos. É físico, saudável, terapêutico, extremamente criativo, às vezes sociável, indutor do sono e afirmador da vida. Sem contar a melhor das razões que é atenuar a fome com saborosas verduras e legumes.

Embora você não vá tão longe à execução, mas agora que você tem todo esse tempo em casa. Eis uma boa sugestão: olhe ao seu redor e encontre os espaços que poderiam ser preenchidos com comida: gramados, margens, jardins comunitários, o fim de um ambiente e se você mora em um apartamento, em uma área comum compartilhada – todos eles funcionam muito bem. Na ou parapeito da janela.

 

AMOR E PLANTIO CRESCEM JUNTOS

Depois de localizar seu espaço, monitore como o sol fica nessa área por um dia ou dois e pense na logística.  Vasos dão beleza, mas você nem precisa ser chique com isso; cultivar coisas em caixas de isopor com furos de drenagem no fundo é perfeitamente aceitável. Esses dois elementos darão uma ideia do que você pode ter sucesso na empreitada. Depois, você pode encontrar todo tipo de conselhos e informações  em sites de jardinagens ou criação de hortas.

A boa dica é: tenha “paciência e mão fria” (uma expressão tailandesa semelhante a ter um polegar verde). Pense em brincar como uma criança no jardim. Às vezes, as crianças são as melhores em semear, porque não se esforçam muito para garantir que as sementes estejam profundamente enfiadas.

BOM SABER QUE:

Cada planta têm diferentes tendências de crescimento – algumas precisam de treliça, outras gostam de crescer lateralmente e outras são coberturas de solo muito eficazes. Certifique-se de adubar bem entre mudas.

Se você puder gerenciar mais do que vários canteiros, cultive árvores, embora verifique se os canteiros são mais profundos, pois as árvores têm um sistema de enraizamento mais profundo. O cultivo de árvores é o sinal definitivo de esperança. Basta ter espaço para se aventurar.

Leguminosas como  ervilhas, rúcula, Espinafre, Acelga, Vagem, Cebolinha, Tomates, Pepinos e cenouras são possíveis plantar até mesmo em caixas de isopor, pois elas não precisam de muito espaço entre as plantas, e o seu rendimento dá perfeitamente para uma família mediana.

Plantar  Morangos além de delicioso já no primeiro ano de plantio, verá frutas plantará frutas. Talvez não seja um rendimento massivo, mas entrar no seu pequeno jardim para ver as flores e as frutas emergem é um momento de derreter o coração. Então, o aroma de comer o primeiro morango de uma planta que você cultivou será suficiente para continuar a cultivá-los por toda a vida.

Não esqueça que o sucesso da jardinagem/ horta não depende de ferramentas sofisticadas (uma colher velha funciona muito bem no lugar de uma espátula manual), mas você certamente deve encontrar a melhor opção para adubo orgânico e levantador dinâmico para começar.

 

 

 

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu