FOLIA PELA VIDA


 

Em virtude do contínuo crescimento da curva de contágio da COVID-19 causada pela variante ÔMICRON, a Associação Carioca de Blocos e Bandas – Folia Carioca se posiciona sobre o Carnaval de 2022

 

Entendem que qualquer medida paliativa, que altere a natureza orgânica e democrática, de livre manifestação da cultura popular, não contemplará a diversidade de formatos e territórios nas suas diferentes demandas e essências, privilegiando, em grande parte, as iniciativas privadas voltadas apenas para o entretenimento, sem responsabilidade social.

 

A justificativa da incapacidade do controle sanitário, dada pelas autoridades públicas, de diferentes esferas de poder, para eles, só faria sentido dentro de um plano de prevenção integrado e responsável que garanta testes gratuitos em massa, aceleração das vacinas, garantia de leitos e controle sanitário permanente nas entradas e saídas de pessoas da cidade durante essa nova onda.

 

O uso político do assunto evidencia o conflito entre a opinião pública e interesses comerciais, contaminando orientações científicas e colocando em risco a vida da população. Nesse momento se faz necessário serem muito responsáveis, sem juízo de valor e espaço para negociações diante do cenário de incertezas e inseguranças que vivemos.

 

Sendo assim, a Folia Carioca se solidariza com as centenas de milhares de famílias que perderam seus entes queridos durante esta Pandemia do Coronavírus e orientará aos seus associados e parceiros que não realizem seus tradicionais desfiles em espaços públicos ou fechados, visando contribuir para diminuição do contágio e consequentemente a preservação da vida.

 

Esperam que o poder público não deixe de amparar a cadeia produtiva do Carnaval de Rua e crie alternativas de sustentabilidade para agremiações carnavalescas (blocos, bandas, fanfarras, bate bolas, rodas de samba), como editais de fomento cultural e auxílios emergenciais direcionados para ritmistas, músicos, intérpretes, compositores, passistas, ambulantes, produtores e apoios operacionais que compõem a base de sustentação da festa mais popular do país e que muitas vezes não conseguem acessar os editais de fomento por diferentes motivos.

 

Na certeza de que a Cultura do Carnaval de Rua tem vida própria,  a Associação pede aos amantes da folia carioca, que neste ano criem alternativas seguras de diversão e sejam responsáveis consigo e com os demais. Em 2023, no carnaval da redenção, se espera reencontrar o amor e alegria de corpos e mentes fantasiadas nas ruas da Cidade Maravilhosa.

Associação Carnavalesca Bloco dos Infiéis

Banda da Rua do Mercado

Bloco Arteiros da Glória

Bloco Berço do Samba

Bloco Boêmios da Lapa

Bloco CanaValesco Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo

Bloco Enxota Que Eu Vou

Bloco Guri da Merck

Bloco Infantil Largo do Machado, Mas Não Largo do Suquinho

Bloco Os Cata-Latas do Grajaú

Bloco Quem Num Guenta Bebe Água

Bloco Se Me Der Eu Como

 

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu