LIDE RS promove evento com foco nos maiores investimentos realizados no Rio Grande do Sul em 2021


Encontro apresentou os principais aportes púbicos e privados em prol do desenvolvimento do Estado

 

O LIDE RS promoveu, na manhã desta quinta-feira (30), o evento “Os maiores investimentos públicos e privados do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2021”. O encontro, realizado no Porto Alegre Country Club, reuniu líderes políticos e empresariais para apresentar os principais aportes realizados recentemente em operações estatais e de empresas no Rio Grande do Sul. Entre as companhias participantes estiveram a CMPC, apoiadora do evento, com a presença de Mauricio Harger, diretor-geral da companhia no Brasil; a JBS com William Barbosa, diretor-executivo do Negócio de Aves Leves e Perus da Seara/JBS; a Yara com Lucas Elizalde, diretor de Operações para a Região Sul; a CCR ViaSul com Diogo Stiebler, gestor-geral de Atendimento e Operações; e o Governo do Estado com Claudio Gastal, secretário de Planejamento, Governança e Gestão. O encontro teve mediação de Daniel Santoro, Presidente do Conselho da ONG Parceiros Voluntários.

Durante o evento, foram abordados cases e estratégias sobre a retomada econômica no RS, destacando os investimentos bilionários realizados e que impulsionaram o Estado. Estes aportes vêm fomentando altas consecutivas do Rio Grande do Sul em rankings locais, superando inclusive o desempenho nacional, além dos dados do PIB, que deixa muito claro os avanços em comparação a períodos iguais de anos anteriores. As empresas reforçaram seus compromissos com o desenvolvimento gaúcho, focando suas atuações em temas como eficiência operacional, ESG e sustentabilidade, pautas fundamentais para o crescimento contínuo.

É com enorme satisfação que proporcionamos um evento tão rico de conhecimento para nossos filiados e convidados. Foram apresentadas informações de quatro empresas privadas que são referências em nosso Estado, além de informações também do poder público, representado pelo Governo do Estado”, afirma Eduardo Fernandez, presidente do LIDE RS.

Para nós é uma alegria participarmos de um debate tão positivo e agregador para a economia do Rio Grande do Sul, onde tivemos a oportunidade de compartilhar com o público os pilares estratégicos de atuação da empresa e, especialmente, os detalhes sobre o nosso último investimento, do qual chamamos de BioCMPC”, afirma o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger. “Esta iniciativa conta com um investimento de aproximadamente R$ 2,75 bilhões e prevê a implantação de importantes medidas de controle e gestão ambiental, além de melhorias em modernização operacional. Também será proporcionada a criação de postos de trabalho durante as obras. Esse conjunto de ações contribui com a criação de aproximadamente 7,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na cadeia econômica do RS. Este aporte trará avanços importantes para a companhia e também auxiliará no processo de desenvolvimento do Estado, gerando emprego e renda e somando esforços nesse movimento de retomada econômica”, completa.

Outra empresa que promoveu um enorme investimento no Estado em 2021 foi a JBS. “Percebemos uma vocação natural do estado para o setor de alimentos. O Rio Grande do Sul vem atingindo patamares muito elevados, não somente em questão de produção, mas também em aspectos de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva, status sanitário diferenciado, mão de obra qualificada e matéria-prima de alta qualidade”, afirmou William Barbosa, diretor do Negócio de Aves Leves e Perus da Seara/JBS. “É esse conjunto de fatores que nos atrai para alocar investimentos no Estado, pois conseguimos vislumbrar grandes possibilidades de retorno e de crescimento de mercado, de forma a atendermos clientes nacionais e internacionais com garantia de qualidade para a entrega dos nossos produtos e, ao mesmo tempo, contribuir para a movimentação econômica do Estado”, complementou o diretor da companhia, uma das líderes globais na produção de alimentos e que conta com operações variadas na produção de aves, suínos e produtos processados em diversos municípios gaúchos.

Já o diretor de Operações da Yara para a Região Sul, Lucas Elizalde, destacou que a empresa vem investindo com um foco importante na sustentabilidade de suas operações. “Queremos cooperar com o Brasil em seu compromisso de redução de emissões. Acreditamos muito no potencial do mercado brasileiro e no Estado do Rio Grande do Sul para seguirmos avançando nesse modelo sustentável de negócio que estamos colocando em prática”, afirmou Elizalde.

O gestor-geral de Atendimento e Operações da CCR VIaSul, Diogo Stiebler, falou no encontro sobre a parceria com o governo do Estado para garantir boa trafegabilidade e segurança aos usuários das BRs 101, 290, 386 e 448. Nos últimos dois anos, foram investidos perto de R$ 350 milhões no desenvolvimento em infraestrutura das estradas. “Estamos juntos, crescendo com o Rio Grande”, afirmou, ao lembrar os benefícios que os investimentos trazem para a comunidade com relação, também, a emprego e renda.

O Secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, Claudio Gastal, finalizou o evento destacando todas as reformas aprovadas pelo atual Governo para viabilizar e criar condições para que o RS voltasse a investir em infraestrutura. “Nesses 2 anos e 9 meses da nossa gestão, conseguimos propor e realizar mudanças importantes em direção da retomada do crescimento e do ajuste financeiro do Estado. Todos esses avanços foram conquistados na base de muito diálogo com todos os setores econômicos, o Legislativo, prefeitos e empresários”, destacou Gastal. “Eventos como o de hoje promovidos pelo LIDE RS apenas fortalecem e ampliam esse fórum de debates em busca de alavancar iniciativas necessárias para seguirmos avançando no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, especialmente após esse período de pandemia”, finalizou o secretário.

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu