SIMULADO DE ATENDIMENTO À MÚLTIPLAS VÍTIMAS EM GUAÍBA


 

Imagem meramente ilustrativa

Nesta Sexta-feira, dia 8 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde  de Guaíba através da Coordenação do Departamento de Atenção à Urgência realizará um Simulado de Atendimento Múltiplas Vítimas.

A população não precisa se assustar é apenas um treinamento realizado pelos órgãos públicos de Saúde e Segurança. A intenção deste simulado é desenvolver competências e aprimorar a formação das equipes de intervenção no atendimento de possíveis acidentes com múltiplas vítimas, buscando manter a qualidade do serviço prestado.

Será realizado pela integração dos serviços: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência –SAMU 192 de Guaíba e Central de Regulação do SAMU RS, Bombeiros Militares de Guaíba, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul e Equipe Associadas do Projeto Chamar 192 de Eldorado do Sul, Batalhão de Aviação da Brigada Militar, 31° BPM da Brigada Militar de Guaíba, Agentes de Trânsito de Guaíba, Serviço de Transporte Sanitário Eletivo da SMS de Guaíba e Defesa Civil de Guaíba.

O cenário escolhido para o exercício simulado fica estabelecido na Rua Paulo de Souza Jardim, às margens de uma rodovia BR 116 (entre o KM 296-298) na cidade de Guaíba/RS, em frente aos pinheiros, com horário previsto para 8 horas (montagem da cena), e início do chamado próximo ao meio dia.

No Brasil, o Ministério da Saúde conceitua o Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) quando o incidente envolve um número maior ou igual a cinco vítimas. O atendimento neste cenário é dinâmico e complexo, exigindo dos serviços de urgência organização, planejamento, recursos e qualificação dos seus profissionais.

O atendimento a acidentes com múltiplas vítimas é um desafio no qual os serviços de atendimentos pré-hospitalares e os hospitalares se deparam com frequência. Diariamente temos em nosso país acidentes dos mais variados tipos com número de vítimas superior a capacidade de atendimento local disponível. Diante dessas situações ocorre uma incapacidade dos serviços de tratar esse problema, havendo, desta forma, necessidade de se estar preparado e treinado para atender esses acidentes.

O cenário de simulação é uma ferramenta educacional que permite reproduzir a realidade de forma interativa, tornando-a uma atividade supervisionada capaz de desenvolver capacidades técnicas (conhecimento e habilidades) e não técnicas (comunicação, atitude e trabalho em equipe). Dessa forma, oferece a capacidade de treinamento em ambiente seguro, adequado e contextualizado a nossa realidade.

A relevância dos simulados está na preparação das comunidades para reduzir perdas e minimizar o sofrimento humano em virtude dos desastres e Incidente com Múltiplas Vítimas. Além disso, esses incidentes não seguem regras, prever hora, local e número de vítimas, em geral, não é possível. A estruturação adequada prévia é crucial para um bom atendimento, pois independentemente da etiologia, as consequências médicas e na saúde pública podem ser impactantes, já que o aumento repentino da demanda pode trazer grande vulnerabilidade para o sistema de saúde.

 

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu