Orgulho estudantil em aposta no Cinema


THE OSCAR GOES TO…

Aos professores e alunos que acreditam na transformação social da nova geração

 

Há muito tempo as escolas vem reconhecendo que este é o fio condutor para a formação de cidadãos do bem e engajados no crescimento de um país mais rico em desenvolvimento.

Em Guaíba, na escola Augusto Meyer entendeu bem este dever de casa. Com incentivo do professor de língua portuguesa Roberto Silva foi criado um grupo de estudantes do ensino médio para apostar no cinema. Fizeram um grupo disposto a usar do talento na criação do curta metragem, o  thriller policial “9 de Junho” (pode ser visto no Youtube) que até então já rendeu 14 prêmios, sendo recordista de troféus e reconhecimento. Entre elas, provavelmente a melhor: a seleção no Newark International Youth Film Festival.

Um reconhecimento e tanto desde sua estreia no primeiro semestre de 2017.  E mais ainda para o projeto dos estudantes que já existe há 13 anos, com evolução gradativa. “eles querem empregar o que aprendem na escola tradicional em alguma coisa e escolheram o cinema”, diz o professor. E o orgulho de estar num festival em Nova Jersey nos EUA fortalece esta missão de formar cidadãos do bem e com visão para um futuro melhor, com aposta na arte.

O evento aconteceu inicio de setembro, a estatueta não veio, no entanto ser escolhido para participar de tal evento, na terra de maior investimento cinematográfico já se pode considerar um Oscar. Motivo de sobra para empolgar os jovens a finalizarem sua nova produção “A Valquíria”, um suspense ambientado nos anos 50.

Para o professor, não há limites para nosso projeto, fazemos arte e educação, unidas, o resultado só pode ser uma nova maravilha. Os estudantes da escola pública bancam sozinhos suas produções e as organizam nos horários fora da sala de aula. Atualmente, 20 alunos do nono ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio participam do Núcleo de Vídeo Terra Cambará.

A aposta na arte não dá um diferencial para a cultura de um país é fazer questão de ficar para trás na evolução da arte e educação em geral. E ainda dizem que o país não tem mais solução?

 

Além das seleções no Festival Tortoreto Alla Cultura (Itália) e no Newark Intenational Youth Film Festival estes são os Troféus do Curta “9 de junho”:
CINEST – Festival Internacional do Cinema Estudantil de Santa Maria – RS
FECEA – Festival Internacional do Cinema Escolar de Alvorada – RS
CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL
CINESTUDANTIL – Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba
FESTCINE Campo Bom
Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu