AS CORES DOS ALIMENTOS


Que verduras e legumes são alimentos essenciais em nossa alimentação, já e fato. Mas a força do hábito faz com que desconhecemos o valor nutricional que cada um tem. E melhor: cada for tem influência nesta importância. Nota-se o motivo pelo qual o prato colorido, além de lindo, sabemos o quão rico de vitaminas, nutrientes e valor calórico para nossa saúde.

O E+News já noticiou em outros momentos sem a devida consistência e sua importância sobre o tema. O cor das verduras, legumes e frutas tem além de características um fonte inesgotável de vitaminas em beneficio de nossa saúde e também na prevenção de doenças:

LARANJA

O betacaroteno é uma substância antioxidante, que é responsável por dar a cor laranja a algumas frutas e legumes. Esse nutriente ainda ajuda na produção da vitamina A, e por isso é um aliado da visão, das unhas e do cabelo. Além disso, colabora para manter a pele bronzeada.

Mamão, caju, damasco, caqui. Fontes de betacaroteno (pré vitamina A), vitamina A e vitamina C.

VERMELHO

A principal substância presente em alimentos de cor vermelha é o licopeno. Por ser um importante antioxidante, ele ajuda a proteger, especialmente, o coração, a próstata e os pulmões de ataques dos radicais livres.

Morango, tomate, cereja, melancia, pimentão, goiaba. Fontes de licopeno, antocianinas e vitamina C.

VERDE

O que dá a cor verde a alimentos como o abacate, a abobrinha e todas as folhas é a clorofila. Ela é responsável por inibir a ação dos radicais livres, desintoxica as células e cuida da saúde dos cabelos e da pele. Além disso, são fontes de ferro, que previne doenças como a anemia e a desnutrição e fortalece o sangue, de fósforo, que fortalece ossos e dentes, e de fibras, que melhoram a flora intestinal.

AMARELO

Alimentos de cor amarela, como o abacaxi e o maracujá, são fontes ricas de vitamina C, o que colabora para o fortalecimento da imunidade e na melhor absorção do ferro presente nas carnes. Os agentes antioxidantes presentes neles ainda ajudam na resistência dos ossos e dentes e na parede dos vasos sanguíneos. Esses alimentos ainda garantem uma melhor digestão.

 

BRANCO

O leite, o arroz, a couve-flor e outros alimentos de cor branca são fontes de cálcio e potássio, importantes para o fortalecimento dos ossos, a regulação da função cardíaca e o funcionamento muscular e nervoso.

 

ROXO

O principal nutriente presente em alimentos dessa cor é o ácido elágico, que combate o envelhecimento precoce e neutraliza substâncias cancerígenas.

Uva roxa, ameixa, mirtilo, beterraba, uva, jabuticaba, açaí, beringela. Fontes de antocianina e resveratrol.

MARROM

Os cereais integrais, o feijão e outras oleaginosas são ricos em carboidratos complexos e fibras, que conferem maior sensação de saciedade e regulam o funcionamento do intestino.

Nozes, castanhas, cevada, centeio, leguminosas (grão de bico, feijão, lentilha, soja), cereais integrais. Fontes de selênio, vitamina E e vitaminas do complexo B.

 

 

PRINCIPAIS VITAMINAS E NUTRIENTES  DE SUMA IMPORTÂNCIA CONFORME CADA COR

Vitamina A e o Betacaroteno: atuam na manutenção dos tecidos, pele e cabelos, aumentam a imunidade e melhoram a acuidade visual e visão noturna.

Vitamina C: potente antioxidante atua no sistema imune, ajuda na cicatrização e síntese de colágeno.

Vitamina E: mais potente antioxidante, prevenindo doenças crônicas como câncer e a aterosclerose.

Fibras: favorecem o funcionamento intestinal evitando a constipação e prevenindo câncer de intestino, promovem maior saciedade e controle da glicemia.

Ferro: essencial para síntese/produção das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Clorofila (pigmento carotenoide): efeito benéfico à saúde por suas propriedades antioxidantes, antimutagênicas e antigenotóxicas, reduzindo a biodisponibilidade de químicos cancerígenos e redução do odor corporal.

Vitamina K: participa da coagulação sanguínea (formação da protrombina) que nos protege de sangrar até a morte quando nos cortamos e contra hemorragias internas.

Selênio: potente antioxidante, efeito protetor contra doença cardiovascular e câncer, fortalece o sistema imunológico.

Licopeno (pigmento carotenoide): redução do risco e progressão de doenças cardiovasculares, câncer cervical e de próstata e hipertensão arterial. Alta atividade antioxidante.

Ácido fólico (vitamina B9): atua na síntese de purinas e pirimidinas do RNA e DNA e atua no metabolismo de aminoácidos.

Resveratrol: atividade anti-inflamatória, antiplaquetária, antioxidante e considerado em fitoestrógeno com importante ação em mulheres na menopausa.

Antocianinas (flavonóide): propriedade antioxidante (carreadores de radicais livres) prevenção de doenças cardiovasculares, modulação da inflamação, inibição da agregação plaquetária e prevenção do câncer.

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu