Finais Sambas-Enredo 2019


As quadras já estão no ritmo frenético das finais dos hinos que irão defender suas agremiações no carnaval 2019. Este momento é de pura emoção e tensão. Um dos assuntos mais comentados pré-carnaval.

Desde o primeiro semestre a briga acirrada nos compositores define nesta semana as ultimas escolas com suas escolhas.Salvo as críticas que sempre bem vindas porem com cunho tendencioso, reconhecer quais os melhores samba de cada escola não é tarefa tão difícil, haja vista a facilidade que as comunidades e admiradores do carnaval reconhecem os mais funcionais para causar na avenida.

O E+NEWS veio ao Rio de Janeiro para conferir este embate, que independente da escolha marcará um carnaval diferente dos outros por não sabermos o destino político que nos aguarda de incentivo ou rejeição à folia momo.

SALGUEIRO: o enredo que fala de Xangô, no momento de disputa também nas eleições da presidência, promete ter uma das festas mais acirradas em termos de disputa na noite de 11 de outubro.

Quatro finalistas defendem seus sambas com afinco, com uma tendência forte de sonoridade e apreço aos compositores Demá e  Motta que ano a ano vem com composições de agrado quase que unânime. Festa pra lá de competitiva em que terá controle da presidente Regina Celi e o máximo da atenção com a imprensa por parte de Flavia Cirino que entende como ninguém de bem receber e ter o feedback positivo que se almeja. Os mais cotados para ser vencedor:

  • a parceria de Luiz Pião, Raoni Ventapane, Diego Tavares, Gilmar L.Silva, Ademir Salles, Daniel X, Washingtn Motta, Domingos PS
  • Demá Chagas, Marcelo Motta, Renato Galante, Fred Camacho, Leonnardo Gallo, Getúlio Coelho, Vanderlei Sena e Francisco Aquino

 

UNIDOS DA TIJUCA:

“Cada macaco no seu galho. Ó, Pai, me dê o Pão que eu não Morro de Fome”, enredo desenvolvido pela comissão de Carnaval, a Tijuca define neste sábado dia 13 seu hino 2019. Leandro Gaúcho, Dudu Nobre, Márcio André ou Totonho encabeçam a preferência de público para a final da agremiação que neste ano tem Laíla na Comissão de Carnaval, baluarte do carnaval que fez historia na beija Flor de Nilópolis.

 

MANGUEIRA:

Na mesma data, sábado 13 de outubro, vai fervilhar a quadra da estação primeira de mangueira, pois tem a ardia função de escolher o samba que, repetitivamente promete sacudir a Sapucaí em 2019 com seus sambas polêmicos, contagiantes, embalantes e inteligentes. Com o enredo “História pra ninar gente grande” desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, os compositores Deivid Domênico, Alemão do Cavaco ou Hélio Turco brigam com unhas e dentes para levar a melhor.

Difícil falar de obras sem grandes propriedades, porem não de ignora a popularidade de Domenico para manter a hegemonia da verde e rosa com samba empolgante que por certo, com a vitória, será um dos melhores sambas do ano que vem.

 

As disputas estão fortes em todas estas últimas escolas.  A proliferação dos sambas e das campanhas na internet facilita a apreciação maior do público a ponto de não negar o que seria melhor para cada uma delas. E a cada ano as manifestações são mais intensas. Mas cabe a comissão, associação e diretoria reconhecer o que melhor funciona na avenida com o desenvolvimento de seus enredos.

A opinião pública conta como aliada ou como inimiga, pela força que desempenha.  Os torcedores têm opinião intuitiva e se manifestam nos fóruns ou nos comentários. Elegem seus favoritos e manifestam suas opiniões. Enquanto não atrapalha o curso das escolhas e aceitem as decisões, ótimo. É a evolução do carnaval carioca.

 

 

 

 

Tags Destaque

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Adicione o seu